Quem escreveu essa história?
Clara estava quase terminando a visita quando sua mãe parou diante de uma vitrine.
Dentro dela, havia uma pequena peça de cerâmica. A legenda informava o material, as dimensões e uma data aproximada. No campo destinado à autoria, duas palavras: “Autor desconhecido”.
Dona Helena leu devagar.
— Minha avó fazia peças parecidas com essa.
Clara se aproximou. A mãe acompanhava com os olhos as marcas na superfície do barro.

— Ela dizia que a gente precisava aprender a sentir a massa com as mãos. Se estivesse seca demais, não adiantava insistir.
— Você aprendeu com ela?
— Aprendi um pouco. Sua tia sabe muito mais.
Clara voltou à legenda. Até então, aquelas informações pareciam suficientes. Agora, queria saber quem havia feito a peça, como ela chegara ao museu e por que nada disso estava escrito.
Uma educadora percebeu a conversa e se aproximou.
Dona Helena contou sobre a avó, sobre o quintal onde trabalhava e sobre as peças que vendia para ajudar nas despesas de casa.
A educadora escutou e, depois, disse:
— Temos algumas informações no arquivo. Mas há muita coisa que ainda precisamos pesquisar.
— E vocês conversam com quem continua fazendo esse trabalho? — perguntou Helena.
A educadora ficou em silêncio por um instante.
— Precisamos conversar mais.
Naquela noite, Clara procurou fotografias antigas da família. Encontrou uma imagem da bisavó sentada no quintal, com as mãos apoiadas sobre uma peça ainda úmida.
Enviou a fotografia para a tia.
A resposta veio em áudio:
— Essa foi tirada pelo seu avô. Eu lembro desse dia.
Vieram outros áudios. A tia lembrou nomes, corrigiu datas e contou que algumas peças eram feitas em conjunto. Clara percebeu que até dentro da família as lembranças tinham diferenças.
Começou a anotar. Ao lado de algumas informações, escreveu: “perguntar de novo”.
A cena nos ajuda a entrar nas perguntas levantadas por Bruno Brulon. No artigo, o autor examina como os museus participam da construção de valores e de hierarquias. A maneira de classificar e apresentar uma coleção envolve escolhas: quem pode produzir conhecimento, quem aparece como objeto de estudo e quais experiências são reconhecidas.

Sua proposta de reintegrar matéria e pensamento nos convida a olhar para essas relações. As coisas preservadas têm vínculos com corpos, saberes e circunstâncias históricas. As decisões tomadas sobre elas também têm consequências na vida social.
Algumas semanas depois, Clara e Helena voltaram ao museu para uma reunião. Levaram a fotografia e, com autorização da tia, os relatos gravados.
Durante a conversa, surgiu a ideia de incluir uma fala de Helena na exposição.
Ela gostou, mas tinha uma dúvida:
— Eu vou poder acompanhar o que vocês escreverem?
A equipe concordou. Helena continuou:
— E precisamos chamar outras pessoas. Eu posso contar o que vivi, mas não conheço a história de todo mundo.

O trabalho cresceu. Foi preciso consultar documentos, procurar outros interlocutores e discutir informações contraditórias. Uma palavra considerada adequada pela equipe incomodou algumas participantes. Uma fotografia exigiu nova autorização. Certas perguntas ficaram sem resposta.
Clara, que imaginara resolver tudo com uma legenda maior, começou a entender o tamanho da tarefa.
No artigo, descolonizar o pensamento museológico exige questionar as estruturas que distribuem autoridade e valor. A presença de novos participantes pode ampliar uma exposição, mas a transformação também depende de quem decide e de como essas decisões são tomadas.
Meses depois, Clara encontrou a mãe novamente diante da vitrine. A pesquisa continuava, e a exposição apresentava informações novas, com suas fontes e lacunas.
Dona Helena leu com atenção.
— Ainda temos muito para descobrir — disse.
Na saída, uma funcionária perguntou se ela poderia participar do próximo encontro. Havia uma divergência sobre o uso de algumas peças, e o grupo queria conversar.
Helena abriu a agenda.
Clara esperou ao lado. Pensou na primeira visita, quando sua mãe chegara como alguém que deveria apenas observar e aprender.
Agora, havia uma cadeira reservada para ela na reunião.
OBS: O presente texto é um texto livre, baseado em reflexões obtidas a partir do “Artigo-Descolonizar o pensamento museológico: reintegrando a matéria para re-pensar os museus”. As imagens foram criadas por IA, com o intuito de ilustrar o texto, criado em formato de “contação de histórias” (Chat GPT).
Referência:
BRULON, Bruno. Descolonizar o pensamento museológico: reintegrando a matéria para re-pensar os museus. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 28, e1, p. 1–30, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-02672020v28e1. Disponível em: https://www.scielo.br/j/anaismp/a/KXPYHFZfFNqtGd9by39qRcr/?lang=pt. Acesso em: 7 out. 2026.

